Dicas de Ecologia e Sustentabilidade

Coleta seletiva, reciclagem e min. de resíduos

Coleta seletiva
Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.

Reciclagem 
Reciclagem é o processo que visa transformar materiais usados em novos produtos com vista a sua reutilização. Por este processo, materiais que seriam destinados ao lixo permanente podem ser reaproveitados. É um termo que tem sido cada vez mais utilizado como alerta para a importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.

Minimização de resíduos
Chamamos de 3 Rs, também conhecido como os 3 Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), são ações práticas que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e Meio Ambiente. Adotando estas práticas, é possível diminuir o custo de vida (reduzir gastos, economizar), além de favorecer o desenvolvimento sustentável (desenvolvimento econômico com respeito e proteção ao meio ambiente).

Razões para reciclar - Contribuição para a natureza:
50 kg de papel velho = uma árvore poupada; 1.000 Kg de papel reciclado= 20 árvores poupadas; 1.000 Kg de vidro reciclado= 1300Kg de areia extraída poupada; 1.000 Kg de plástico reciclado= milhares de litros de petróleo poupados; 1.000 Kg de alumínio reciclado= 5000Kg de minérios extraídos poupados; Note que areia, petróleo e minérios são recursos naturais não renováveis.

3 Rs - Reduzir, Reutilizar, Reciclar

Os 3 R’s da Sustentabilidade

REDUZIR: Reduzir consiste em ações que visem à diminuição da geração de resíduos, seja por meio da minimização na fonte ou por meio da redução do desperdício. Na redução, o objetivo é comprar bens e serviços de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios, adotando um consumo não apenas com consciência ambiental, mas também econômico. Exemplos de atitudes que visam à redução do desperdício são: uso racional da água, economia de energia elétrica e de combustíveis.
REUTILIZAR: Quando um produto é reutilizado, este é reaproveitado na mesma função ou em diversas outras possibilidades de uso. Assim, papéis, por exemplo, podem ser utilizados em blocos de rascunho ou garrafas podem se tornar objetos de decoração. Jogamos muitas coisas no lixo que poderiam ser reutilizadas para outros fins. Além disso, vale lembrar que a doação também pode ser uma boa alternativa, pois outra pessoa que necessita pode utilizar aquele objetivo que para você não tem mais utilidade.
RECICLAR: A reciclagem envolve o processamento de um material com sua transformação física ou química, seja para sua reutilização sob a forma original ou como matéria-prima para produção de novos materiais com finalidades diversas. Por exemplo, pneus antigos podem se tornar componentes para asfalto ou latas de alumínio podem ser fundidas para darem origem a novas latas.

O que você faz pelo meio ambiente?

A necessidade de preservar o meio ambiente com atitudes verdes e um estilo de vida ecológico está cada vez mais presente, é uma preocupação cada vez mais real.

E a verdade é que ajudar o planeta não é algo difícil, basta tornar em hábitos diários pequenos gestos que podem fazer uma grande diferença. Separamos algumas dicas que nunca é demais relembrar, de forma a despertar o ecologista que existe em cada um de nós – o planeta agradece!

1.Plante uma árvore e devolva à natureza tudo aquilo que ela nos dá diariamente. Os benefícios são muitos: purifica o ar, valoriza a terra e pode servir de sombra, arrefecendo assim as casas e evitando o uso exagerado do ar condicionado.
2.Trocar as lâmpadas tradicionais por lâmpadas ecológicas e amigas do ambiente é um dos primeiros passos para se passar a viver uma vida mais verde.
3.Em poucos meses os celulares tornam-se obsoletos, mas o lixo comum não é o lugar apropriado para estes descartes que, com a bateria incluída, emitem substâncias tóxicas para o ambiente. Participe de campanhas de retomo ou procure um local onde é possível reciclar celulares velhos.
4.Não encha as lixeiras com pilhas, descarte-as corretamente (em supermercados, lojas de material de construção, etc)! O melhor é optar por pilhas recarregáveis.
5.Recicle os materiais e contribua para a diminuição da poluição do ar e da poluição da água.
6.Pagar as contas online e receber todas as faturas eletronicamente é uma atitude ecológica que felizmente cada vez mais pessoas estão a adotar, a bem da preservação das árvores e do planeta.
7.Desligar os computadores no final de cada dia – quer seja o computador de casa ou do trabalho, traduz-se numa poupança energética significativa.
8.Feche a torneira da água quando estiver escovando os dentes e conserve até 19 litros de água por dia.

A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a Vida !

Economize Água

Ao contrário do que parece, a água é um recurso natural esgotável. Estudos sobre o sistema hídrico mundial são unânimes em indicar que, se a média de consumo global não diminuir no curto prazo, teremos problemas de escassez. O Brasil, que tem uma parcela significativa de água doce, também está ameaçado. Na ilustração algumas dicas para economizar água.

“A gente só sente a falta da água depois que o poço seca” (Rafael Alves)

Conscientização no uso de copos descartáveis

Campanha “ Consumo Consciente de Copos Descartáveis”

A Brazul lançou a Campanha “ Consumo Consciente de Copos Descartáveis”. Através de treinamentos e comunicação interna visamos a conscientização dos colaboradores quanto ao uso de descartáveis na empresa , tanto na Matriz como nas Filiais.

Foi relatado que no processo de fabricação e reciclagem de um descartável , utiliza-se água . (isto quando ele é reciclado).

Curiosidade: Você sabia que o  tempo de decomposição de um copo descartável é mais de 100 anos? Tantas gerações passarão e o copo ainda existirá, levando anos para se decompor. O copo plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclado ao redor do planeta, pois o valor pago pelas empresas e cooperativas de reciclagem é muito baixo, com isso eles preferem reciclar materiais com o custo maior. A Brazul orienta seus colaboradores a darem preferência a copos duráveis ou Squeezes, mas se o uso for necessário deverá ser feito com consciência.

Sustentabilidade

Sustentabilidade

A palavra da moda atualmente é sustentabilidade. Em todos os setores, seja no meio ambiente, na economia, educação ou na cultura, todo mundo cita o termo sustentabilidade. E qual o significado de sustentabilidade? O que é ser sustentável?

Na prática, a sustentabilidade está definida como a capacidade que o indivíduo ou um grupo de pessoas tem em se manterem dentro de um ambiente sem causar impactos. Mas apesar da sustentabilidade estar associada diretamente ao meio ambiente e a tudo o que envolve este, não está limitada somente a esta área, é abrangente em todas as áreas ,e é através da sustentabilidade, que os recursos naturais são utilizados de forma inteligente.

Sustentabilidade é saber suprir as necessidades presentes sem interferir nas gerações futuras. Um conceito correto e amplo de sustentabilidade está associado a soluções, caminhos e planos que busquem resgatar adoções de práticas sustentáveis na vida de cada pessoa e atinjam uma melhora comum a todos. A adoção de práticas sustentáveis resulta a médio e longo prazo numa nova perspectiva de vida, é um fator decisivo para possibilitar a prática da vida de nossos sucessores.

A Brazul certificada pelo ISO 14001, tem como objetivo contribuir com a preservação do meio ambiente, e nossa maior aliada foi adotar o seguinte lema: reduzir , reciclar e reutilizar . Com esta iniciativa caminhamos para um futuro mais sustentável.

Água

Dia Mundial da Água - 22/03

Sabemos que a água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela atua mantendo nosso corpo hidratado, ajuda no transporte de substâncias, funciona como solvente, regula a nossa temperatura, participa de reações químicas, entre várias outras funções. Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é considerado bastante valioso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões ocorrem verdadeiros conflitos por água. Além da escassez de água em algumas regiões, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade. A poluição causada pelas atividades humanas faz com que a água esteja disponível, porém não esteja própria para o consumo. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa. Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante. O uso racional e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração. Siga algumas Dicas para redução deste consumo . Quando precisar lavar o carro , lave-o com o Balde Reduza o tempo no chuveiro, e sempre que for se ensaboar desligue-o. Máquina de lavar roupa deve ser usada com menos frequência e a água deverá ser reutilizada. Concerte qualquer vazamento. Enquanto estiver escovando os dentes feche a torneira Utilize regadores para molhar as plantas Reutilize a água do chuveiro na descarga Faça uso consciente da água! Usando bem ninguém fica sem.

Redução do Consumo de Papel

Os processos atuais se tornam cada vez mais digitais, o que provavelmente torna a necessidade de consumo do papel cada vez menor, em contrapartida o crescimento e desenvolvimento mantém essa necessidade, o que demanda a exploração de florestas e ecossistemas inteiros . O reflorestamento tem o seu efeito, e é a opção para garantir um ecossistema equilibrado. Medidas visam reduzir recursos , de modo a cumprir a legislação ambiental vigente e a contribuir com a sustentabilidade do nosso Planeta

Algumas Dicas para a redução no consumo de papel:

- Utilizar sempre o papel reciclado;
- Imprima uma ou mais páginas em uma só folha;
- Utilizar a opção frente e verso caso haja mais de uma página a ser impressa;
- Usar os papéis que seriam descartados para confecção de blocos de anotações ;
- Leia seus e-mails , documentos e páginas da internet em seu computador;
- Configure corretamente as páginas antes de imprimi-las;

Curiosidades:

- Uma tonelada de papel requer o corte de 40 arvores ;
- Cada tonelada de papel enviado para o processo de reciclagem deixa de ocupar uma área de 3,2m² nos aterros sanitários;
- Os papéis mais utilizados são extraídos do Eucalipto / Pinus;
- A reciclagem proporciona a redução da poluição do ar em 74%, da energia 71% e da agua em 35%;

Através de simples ações contribuímos para um mundo melhor

Dia Mundial da Água

 

No dia 22 de março, comemorou-se o Dia Mundial da Água. A data foi estipulada por recomendação da Organização das Nações Unidas, durante a Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida por Rio-92.

Desde então, anualmente são discutidos temas para abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. O ano de 2013 foi definido pela própria ONU como o Ano Internacional de Cooperação pela Água, a fim de conscientizar a população mundial sobre os desafios do gerenciamento da água do planeta e da necessidade de um esforço em conjunto para enfrentar esse problema.

Há medidas simples que todos podemos tomar para minimizar o o consumo deste recurso tão valioso:

.Pressionar a descarga apenas o tempo necessário e manter a válvula sempre regulada;

.Conferir todas as torneiras da casa e verificar se não há nenhum vazamento no condomínio;

.A lavadora de roupas com capacidade de 5 kg gasta 135 litros por lavagem. O ideal é usá-la somente com a capacidade total;

.Para lavar o carro, escolher o balde e se possível sincronizar com a lavagem do quintal ou da calçada. Essa ação garante uma economia de mais 100 litros de água;

.Regar as plantas durante o verão de manhã ou à noite reduz a perda por evaporação. No inverno, pode ser feita em dias intercalados;

.Evitar o uso de água corrente para descongelar alimentos.

Código de Cores Para Coleta e Reciclagem

O Conselho Nacional do meio Ambiente (CONAMA), por meio da Resolução no. 275 estabeleceu o código de cores a ser utilizado nos coletores e no transporte de resíduos recicláveis (bem como nas campanhas de coleta seletiva):

AZUL p/ papel e papelão.

VERMELHO p/ plástico.

VERDE p/ vidro.

AMARELO p/ metal.

PRETO p/ madeira.

Laranja p/ resíduos perigosos.

BRANCO p/ resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde.

ROXO p/ resíduos radioativos.

MARROM p/ resíduos orgânicos.

CINZA p/ resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação..

Sites de Ecologia e Meio Ambiente

Além da informação que você recebe mensalmente nesta página, se você quiser pesquisar mais sobre ecologia e meio ambiente você pode visitar os seguintes sites:

- ANA - Agência Nacional das Águas: www.ana.gov.br

- Brasil PNUMA - Comitê Brasileiro das Nações Unidas para o Meio Ambiente : www.brasilpnuma.org.br

- IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis www.ibama.gov.br

- MMA - Ministério do Meio Ambiente : www.mma.gov.br

- Portal Ambiente Brasil : www.ambientebrasil.com.br

- WWF - World Wildlife Fundation / Fundo Mundial da Natureza : www.wwf.org.br

Cuidados com a Geladeira

Alguns cuidados simples podem ajudar você a economizar eletricidade com sua Geladeira doméstica, seu bolso e a natureza agradecem:

- Não deixe a porta aberta muito tempo. Não fique pensando o que vai comer ou preparar com a porta aberta olhando para dentro da geladeira. Abra, olhe o que tem, feche, pense, e daí abra de novo para pegar o que precisa.

- Se for guardar várias compras na geladeira, desliguê-a, guarde tudo e ligue de novo.

- Troque a borracha de vedação da porta sempre que você perceber que ela está perdendo a elasticidade e deixando de vedar direito. Um sintoma disso pode ser a formação de gelo dentro da geladeira (porque quando a borracha não veda a umidade natural do ar externo entra pelas brechas e congela lá dentro).

- Nunca seque roupas ou outros objetos no radiador traseiro da geladeira.

Proteja os animais

Os animais silvestres precisam ser protegidos dos ataques aos seu meio ambientes e também da compra predatória deles e de seus derivados. Então:

Não compre nenhum animal silvestre, sua compra é ilegal e criminosa;

Não compre objetos de decoração, bijuterias ou quaisquer outros feitos de marfim, casco de tartaruga ou coral;

Pesca ecológica

Muita gente gosta de pescar como passatempo e esporte. No entanto você pode praticar a pesca tomando cuidado com o meio ambiente:

- Só pesque as espécies permitidas nos períodos permitidos do ano

- Cuidado para não deixar linhas de pesca e redes perdidas na água, elas podem matar peixes e outros animais aquáticos que se enrosquem nelas

- Use chumbada ecológica: é um peso feito de areia, pedra, silício e outros elementos não poluentes, ao invés do tradicional peso feito de chumbo. O chumbo é um metal pesado, que pode provocar doenças graves quando penetra na cadeia alimentar.

- Use iscas artificiais e, se possível, feitas de material reciclado

Evite a poluição sonora

Quando se pensa em ecologia e preservação do meio ambiente muitas vezes nos esquecemos da poluição sonora, que pode contribuir para prejudicar o ambiente em que todos vivemos. Evite a poluição sonora tomando, pelo menos, os seguintes cuidados:

- Evite deixar a televisão, aparelhos de som domésticos e do carro em volume alto. Você preserva o meio ambiente e sua audição. Como volume alto é subjetivo, para você saber o que seria o certo, mantenha o volume da televisão, do aparelho de som casa e do carro em um volume que permita às pessoas no aposento ou dentro carro conversarem (e se entenderem) em tom de voz normal.

- Utilize a buzina somente quando necessário. Buzina não foi feita para reclamar de manobras irregulares de outros motoristas, você se irrita, irrita todo mundo em volta e o motorista errado não vai aprender dirigir a melhor por conta da sua buzinada... A buzina só dever ser usada nas ocasiões em que for necessário alertar um outro motorista ou pedestre numa situação de perigo.

- Não utilize aparelhos domésticos ruidosos à noite, em particular depois das 22H: aspirador de pó, máquina de lavar roupa, furadeira, etc.

- Mantenha o escapamento de seu veículo nas especificações originais de fábrica e o troque quando perceber desgaste que afete o volume de ruído emitido

- Mantenha o motor de seu carro regulado e evite acelerar desnecessariamente, por exemplo enquanto espera o farol de trânsito abrir.

 Não jogue papel no lixo

Muitas vezes, por descuido, jogamos fora no lixo comum, materiais que podem ser reciclados. A reciclagem preserva os recursos naturais, diminui a poluição da terra e dos mananciais e é fonte de trabalho e renda para muitas pessoas. Um dos materiais mais facilmente recicláveis é o papel, praticamente todos os papéis que temos em casa podem ser reciclados (com exceção do papel higiênico usado, por questões sanitárias).

Então não jogue papel no lixo comum, separe guarde e depois leve num posto ou cooperativa de reciclagem os papéis de sua casa: revistas, jornais, cartas comerciais e contas recebidas pelo correio, embalagens, cadernos usados, agendas de anos anteriores, e quaisquer outros papéis fora de uso.

 Ecologia e lavagem da roupa

Você pode ter uma atitude mais ecologicamente correta e ainda economizar dinheiro, tomando os seguintes cuidados quando lavar e passar a roupa em sua casa:

- Procure lavar a roupa com água fria. As máquinas que aquecem água gastam muita energia para isso.

- Ao terminar o ciclo de lavagem da máquina tire a roupa o mais rápido possível da máquina, para ela não começar a secar e ficar amassada. Isso torna mais difícil passá-la mais tarde.

- Sempre que possível evite a secadora, seque a roupa no varal, que não consome energia.

- Procure estender a roupa p/ secar - quando a peça permitir - em cabides no varal, ou quando não possível (uma toalha por exemplo), pendure pelas pontas sem dobra no meio. Isso também torna mais fácil passá-las quando secas.

- Acumule bastante roupa para passar de cada vez, assim você aquece o ferro uma vez só, ao invés de aquecê-lo várias vezes para várias sessões de passada de roupas.

- Deixe as roupas mais leves para passar no fim, já com o ferro desligado, você aproveita o calor residual enquanto o ferro esfria e não gasta energia.

- Quando fora de uso, deixe o ferro de passar fora da tomada.

 Seja um Ecoturista

Agora nos meses de férias, procure adotar uma atitude ecologicamente correta ao viajar ou passear: leve um saquinho de lixo com você à praia ou ao campo, jogue seu lixo nele e tragá-o de volta com você para ser descartado apropriadamente, em lugar que tenha coleta de lixo.

Se possível separe lixo reciclável, plástico, garrafas, latas de cerveja, etc. do lixo orgânico e quando trouxer tudo de volta do passeio, encaminhe o reciclável e o orgânico para seus respecivos destinos.

A Natureza agradece e, se todos agirem assim, a praia, o campo, o clube, a área de camping ou piquenique estarão muito mais agradáveis de usar para todos, inclusive você mesmo.

 Use mídias regrávaveis

Um Cd ou DVD pode levar até 450 anos para se decompor na natureza.

Dê preferência à mídias regraváveis, como CDs-RW, DEVDs-RW, Pen-drives e outros drives coectáveis às portas USB do computador, ou então use serviços de armazenamento de arquivos disponíveis na Internet.

Telefones Úteis

As pessoas preocupadas com o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta tem uma série de telefones úteis que podem ser usados para esclarecimentos ou denúncias:

- Disque Meio Ambiente: SMA, CETSB e Polícia MIlitar Ambiental: 0800 113560

- Linha Verde do IBAMA: 0800-618080

- SABESP (para vazamentos de água): 195

- Emergências Químicas da CETESB (Fone 24 horas): (11) 3133-4000

- DEPRN - Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais (para casos de desmatamento): (11) 3133-3804

- DUSM - Departamento do Uso do Solo Metropolitano (para acasos de agressão aos mananciais): (11) 3133-3791

Ecopontos em São Paulo-SP

Uma iniciativa interessante da prefeitura de São Paulo foi a criação dos Ecopontos, pontos de descarte de entulho, móveis e objetos.

Antes se, por exemplo, você tinha um sofá que queria descartar era um problema. O lixeiro não leva porque é muito grande e jogar fora na rua ou no rio é crime ambiental.

Agora você pode levar o sofá velho no Ecoponto e ele é encaminhado para reciclagem ou descarte correto. O mesmo raciocínio vale para outros objetos ou materiais recicláveis ou de descarte difícil.

Carona Solidária

Um maneira de diminuir a poluição do ar, o consumo de petróleo e economizar dinheiro é praticar a carona solidária - o uso compartilhado e em alternância dos carros - pessoas que vão trabalhar de carro em um mesmo local fazerem um rodízio de qual carro que vai e levar mais pessoas a cada vez.

O transporte individual - o carro - oferece conforto e praticidade, mas pode ser um deperdício de recursos naturais não renováveis se transportar uma pessoa só para o trabalho, principalmente se várias pessoas forem sozinhas em seus carros trabalhar no mesmo local. Uma maneira de se otimizar o uso de carro para a ida e volta ao trabalho é as pessoas procurarem outras pessoas, que façam rotas próximas, e darem carona umas às outras em dias alternados.

Não é preciso muito, se duas pessoas que iam cada uma em seu carro passarem a ir em um carro só, a poluição e o consumo já cai para a metade.

Se conseguir-se então organizar grupos de 4 ou 5 pessoas por carro, a economia é muito maior. Além disso os trajetos compartilhados podem aumentar o companheirismo e o espírito de equipe de pessoas que trabalham na mesma empresa, porque terão mais tempo para conversar e conviver.

Que tal espalhar esta idéia no seu escritório ? Perguntar às pessoas em volta de você se usam carro e qual a rota ? Quem sabe usar um mural ou quadro de avisos da empresa para facilitar às pessoas que vão trabalhar de carro e fazem rotas próximas se encontrarem ?

Desligue o motor

Quando parado por mais de 2 minutos desligue o motor do carro ou caminhão

Quando seu carro ou caminhão ficar parado por mais de 2 minutos, numa situação de congestionamento por exemplo, ou enquanto vocês espera o embarque de pessoas ou carga, desligue o motor.

Cada partida do motor consome mais o menos o equivalente a 1 minuto e meio a dois de combustível que seria gasto com o motor funcionando em ponto morto. Então, desligar e ligar de novo toda vez que for ficar parado mais que dois minutos, economiza combustível (e seu dinheiro) e polui menos o ar. A Terra agradece.

CFC (clorofluorcarbono)

CFC - Clorofluorcarbonos, os gases que destróem a camada de ozônio

CFCs (ou HCFCs - Hexaclorofluorcarbonos) é o nome de uma família de gases sintéticos usados em várias áreas, que quando liberados na atmosfera se combinam com o ozônio da atmosfera da Terra, destruindo essa proteção natural contra os raios ultra-violeta do Sol.

A diminuição da camada de ozônio pode provocar aumento da incidência de câncer de pele e cataratas nos humanos, dano às plantações e à população de plancton dos oceanos.

Você pode dar sua contribuição pessoal, evitando usar sprays, aerossóis, solventes, extintores de incêndio, geladeiras, freezers e aparelhos de ar condicionado que contenham CFC ou HCFC. Procure nos rótulos a indicação "livre de CFC" ou " sem CFC".

CEDIR - Descarte de Informática

CEDIR - Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática

A USP - Universidade de São Paulo, inaugurou em seu Campus central uma unidade para coletar equipamentos usados de informática e telecomunicações. Nos primeiros meses de funcionamento o Centro priorizou os equpamentos da própria Universidade e agora está apto a receber de outros indíviduos e empresas. Como funciona:

O Cedir opera seguindo três etapas. A primeira etapa é a da coleta e triagem. Durante a recepção das peças e equipamentos é avaliada a possibilidade de reaproveitamento. Em caso positivo, são encaminhados para projetos sociais. Os equipamentos que não tenham condições de serem reaproveitados são encaminhados para a segunda etapa, de categorização. Nessa etapa, tais equipamentos são pesados, desmontados e separados por tipo de material, como plásticos, metais, placas eletrônicas, cabos etc. Por último, os materiais categorizados são armazenados até o recolhimento por empresas de reciclagem devidamente credenciadas pela USP e especializados em materiais específicos, como plástico, metais ou vidro.

Para usar os erviços do CEDIR é necessário agendamento prévio, entre em contato pelos telefones 11-3091 6454/6455/6456 – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Torneira Gotejando

Você sabia que uma torneira gotejando pode desperdiçar até 46 litros de água por dia, 1380 litros por mês ?

Economize água, feche bem a torneira após o uso.

Sacolas retornáveis

As sacolas plásticas de super-mercado podem ser um item de poluição ambiental porque o plástico degrada-se muito lentamente no ambiente, ele não se decompõe como matéria orgânica, pode levar até 200 anos para se decompor.

Isso pode contribuir para impermeabilizar os aterros sanitários - se a sacolinha de plástico chegar até lá - ou acabar entupindo galerias de água ou ainda indo parar nos rios. Essas duas condições podem contribuir para enchentes e contaminação da água potável. Além disso o plástico é produzido a partir do petróleo que é um recurso não renovável.

Sempre que possível leve sacolas retornáveis - de lona ou outros materiais não descartáveis - ao super-mercado ou à feira, nas suas compras. Assim você não diminui a permeabilidade dos aterros sanitários, evita entupimentos urbanos e economiza petróleo.

O planeta agradece !

Descarte de pilhas e baterias

As pilhas e baterias são produzidas com alguns materiais tóxicos, como chumbo, mercúrio, cádmio e, ainda, cobre, níquel, zinco, cromo e manganês, que não podem ser descartados no lixo comum pelo risco de contaminação da água e do solo.

Quando novas as pilhas e baterias não oferecem riscos ao usuário pois os materiais tóxicos estão protegidos no seu interior, mas quando descartadas a carcaça pode enferrujar, apodrecer ou ser rompida mecanicamente e o conteúdo tóxico pode vazar para o meio ambiente. Alguns desses materiais tóxicos não se degradam rapidamente e podem entrar nos ciclo alimentar de plantas animais e nós humanos. Alguns podem inclusive ser cancerígenos.

Otimize seu uso de pilhas, preferindo sempre que possível as recarregáveis, e quando for descartá-las utilize postos de reciclagem especializados. Para seus colaboradores, a Brazul disponibiliza posto de arrecadação interno e se responsabiliza pela correta destinação do resíduo.

Utilize vassoura para limpar

Muitas pessoas tem o habito de limpar o quintal ou calçadas usando jatos d´água de mangueira.

Essa prática pode desperdiçar grandes quantidades de água potável, um recurso cada vez mais escasso. Para limpar o quintal ou calçadas, use uma vassoura.

Você preserva água e sua conta pode ser menor !

Calendário Ecológico DEZEMBRO

03 Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos
10 Dia Internacional dos Povos Indígenas
14 Dia do Engenheiro de Pesca
15 Dia do Jardineiro
19 Aniversário da Agência Nacional de Águas (ANA)
29 Dia Mundial da Biodiversidade

ECO Teste

Clique aqui e teste seus conhecimentos sobre coleta seletiva no teste ao final desta página.

ECO Teste

A Brazul é uma empresa preocupada com sustentabilidade e o cumprimento da norma ISO 14001, assim apresentamos um jogo para testar seus conhecimentos e instruir sobre coleta seletiva e reciclagem. Como funciona:
1) Clique em jogar. Aparecerá uma sequência de 10 perguntas de múltipla escolha.
2) Clique na alternativa que julgar correta como resposta de cada pergunta
3) Ao final será mostrado quantas você acertou. Observação: quando você erra uma pergunta o jogo mostra qual seria a resposta correta.

 

Clique aqui p/ voltar ao topo da página

 Vendere