Como foi na Brazul

O processo de certificação ISO 9001:2008 levou cerca de 1 ano e meio na Brazul e foi iniciado em 1999. Desde então a certificação é renovada regularmente. O processo foi trabalhoso no começo, como em qualquer empresa, especialmente no que tange ao estabelecimento e redação de todos os processo da empresa, a criação de normas e metas até para atividades consideradas mais corriqueiras. No entanto a Brazul melhorou sua qualidade, principalmente pelo retorno dos clientes satisfeitos.

Política de Gestão Integrada

A Brazul em suas atividades de logística e transportede veículos em todo o território nacional, adota a gestão integrada para melhoria contínua dos processos e serviços no desempenho da qualidade, meio ambiente e saúde e segurança ocupacional, por meio de excelência e comprometimento em:
- Atendimento da legislação aplicável e aos requisitos;
- Identificar, monitorar, avaliar e gerenciar os riscos que causam impacto ao meio ambiente, implementando estratégias e ações que promovam a melhoria contínua do seu desempenho;
- Minimizar a Poluição Ambiental, especialmente na prevenção dos impactos atmosféricos;
- Prevenir lesões e doenças ocupacionais, sobretudo ocasionadas nas atividades de transporte e logística;
-Sustentabilidade do Negócio, buscando o crescimento e lucratividade, promovendo a conscientização e capacitação de seus colabradores por meio das melhores práticas.

ISO 9001

A ISO é uma ONG (Organização não Governamental) mas com fortes laços com os governos dos países com quem estabelece tratados de normatização. Uma das normas publicadas pela ISO é a ISO 9001:2008, uma norma para sistemas de gerenciamento de qualidade. Essa norma 9001 teve várias versões e a corrente é a publicada em 2008, daí o nome (9001:2008). Essa norma contém uma série de processos e medidas para que uma empresa possa melhorar e controlar sua qualidade.

Hoje ela se estende para o controle de qualidade de muitos segmentos, inclusive serviços de transporte e logística, como no caso da Brazul.

Um dos pontos importantes da norma ISO 9001:2008 é que ela determina que a certificação de uma empresa seja realizada por um organismo independente e credenciado para tanto. Assim a empresa se prepara, mas quem confere a certificação é um órgão certificador. Os principais requerimentos para uma certificação ISO 9001:2008 são:

1) Estabelecer e redigir procedimentos para todos os processos chaves da empresa;
2) Estabelecer mecanismos de verificação e medida destes processos para a medida de sua eficácia;
3) Manter registros adequados destes processos e de suas medidas;
4) Estabelecer processos de verificação do resultado final para falhas e defeitos e os respectivos procedimentos de correção;
5) Estabelecer a revisão periódica dos processos individuais e do próprio processo de qualidade, buscando eficácia;
6) Facilitar a melhora contínua.

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