Semana da Qualidade e Meio Ambiente

 

Ação anual melhora empresa desde 2011

A ação teve como objetivo reforçar o comprometimento, cooperação e participação de todos em melhorar continuamente os serviços de transporte

Também foram objetivos chamar atenção para temas tão relevantes, como a preservação ambiental e sustentabilidade, que impactam diretamente na qualidade final dos nossos serviços.

Este evento já era realizado na Brazul desde 2011, trazendo resultados significativos, o que fez o Grupo estender a boa prática para as demais transportadoras, incluindo as filiais. O tema escolhido para este ano foi "Redução de Avarias e a Importância do Consumo Sustentável".

A programação foi repleta de atividades, incluindo um concurso cultural entre os colaboradores.

Concurso Cultural

 

Ideias p/ Redução de Avarias

Colaboradores, em cotato direto com o dia a dia da empresa podem fornecer ideias inovadoras para melhoria.

O concurso teve como vencedores os seguintes colaboradores e respectivas ideias:

1º lugar - Kaindra Morais e Flávio Brasil - Matriz

Proposta: Instalar barreira eletrônica com alarme na altura de 4,95m impedindo que a carga saia com excesso de altura.

2º lugar - Elcio Luiz Mika e Flávio Machado de Souza - Filial S. J. dos Pinhais

Proposta: Instalar tartarugas nas saídas das ruas transversais do pátio, com objetivo de reduzir a velocidade e evitar colisões.

3º lugar - Wenderson Flavio Machado - Filial S. J. dos Pinhais

Proposta: Instalar lombada (quebra mola) nos corredores centrais do pátio de parqueamento com objetivo de reduzir a velocidade.

Campeões regionais Copa Sest Senat

13-06-2017-0
 

 

Campeões regionais da Copa SEST SENAT de Futebol de 7

O time da Brazul conquistou a edição regional do campeonato nacional de futebol de 7 promovido pelo SEST (Seviço Social do Transporte) SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte)

As organizações SEST SENAT estão realizando mais uma Copa de Futebol 7 Society. O campeonato, que é exclusivo para trabalhadores do setor de transporte, está na sua 5ª edição em nível nacional e tem como objetivo estimular a prática esportiva e a confraternização entre os trabalhadores do transporte.

A Copa tem o calendário dividido em fase local, que ocorre até o mês de junho, e a nacional, que será realizada de julho a outubro. A fase local é realizada pelas Unidades Operacionais do SEST SENAT e acompanhada pelo Departamento Executivo. Cada unidade organiza um campeonato local entre as empresas de transportes da região, o campeão local participa da fase nacional representando também a Unidade.

Neste ano, mais uma vez, serão 64 unidades participantes e a expectativa é de alcançar, no mínimo, 5.760 trabalhadores em 384 equipes. [Fonte: http://www.sestsenat.org.br/]

Depois de "bater na trave" nos últimos 2 anos (3º lugar em 2015, 2º lugar em 2016) o time da Brazul finalmente se sagrou campeão da etapa regional, vencendo por 5 x 2 o time da Transzero, com gols de Zé Alves, André, Claudinei (2 vezes) e Jairo. A jornada invicta teve os seguintes resultados: 1ªrodada: Brazul 8x1 Expresso Nepomuceno 2ªrodada: Brazul 9x1 Suzantur Santo Andre; 3ª rodada: Brazul 8x1 Veloce LogÍstica; quartas de final: Brazul 4x3 Metra; semifinal: Brazul 6x4 Transauto; final: Brazul 5x2 Transzero

A escalação vitoriosa foi: Titulares na final :goleiro Sandro – lider operacional – Transzero; Odair Passarinho – motorista manobrista - zagueiro – carregamento Pátio Anchieta; Aldenir – analista de T.I. - volante – Transzero; Andre Paulino – analista de R.H. - meio campo - R.H. corporativo; Gerisvaldo "Vaval" – motorista subidor - meio campo – carregamento matriz; Zé Alves – inspetor coletor - meio campo – carregamento Pátio Anchieta; jairo – amarrador - carregamento – Pátio Grecco GM;

Reservas: Claudinei – inspetor coletor - carregamento Pátio Anchieta; Severino – motorista carreteiro - carregamento Transzero; Santiago – lÍder operacional - carregamento - Pátio Anchieta; Cristian Rodrigues Maria – motorista de autos – carregamento – matriz; Douglas de Oliveira – auxiliar de R.H. jr – departamento de pessoal – matriz; Welligton "Alemão" – motorista manobrista – carregamento – Pátio Anchieta; Luiz Henrique – auxiliar T.I. – Transzero; Belton – amarrador – carregamento - Pátio Anchieta;

Um destaque na competição fica para o artilheiro do campeonato com 13 gols – Jairo Galdino Amarrador – Pátio Grecco GM.

A próxima fase da Copa será realizada em Boa Vista - Roraima, para onde o time da Brazul irá com as despesas pagas pelo SEST SENAT.

BOA SORTE!

Brazul se moderniza em qualidade e meio ambiente

30-05-2017-1
 

 

Migração de NBR ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004 para NBR ISO 9001/2015 e ISO 14001/2015

A Brazul é certificada na ISO 9001 desde 1999 e, na ISO 14001, desde 2008 e agora em 2017 realizará a migração para os novos padrões de certificação

Visando o aperfeiçoamento de seus processos, a Brazul vem desempenhando um papel de melhoria continua, onde a qualidade do serviço prestado e preservação ambiental são os focos principais. A Brazul é certificada na ISO 9001 desde 1999 e, na ISO 14001, desde 2008. À partir de então, traçamos metas com foco em superar as expectativas de nossos clientes e proteger o meio ambiente, mapeamos todos os processos e através de procedimentos, monitoramentos, resultados de indicadores de desempenho e auditorias, podemos evidenciar a solidez dos sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiental.

O grande desafio da Brazul, para o ano de 2017 é migrar seu sistema de gestão, com objetivo de atender aos requisitos da ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, contando com o comprometimento de seus colaboradores e apoio da Alta direção, seguindo as novas exigências do mercado, dos clientes e das partes interessadas, nossa expectativa é proporcionar maior eficiência nos negócios e aumentar a satisfação dos clientes em meio a um mercado competitivo. Essa transição está prevista para Novembro/2017, na auditoria de terceira parte, quando seremos auditados pelo órgão certificador.

Avaliação de riscos e prevenção

 

Implementação de NBR ISO 31000 em todos os processos

Implementação de Avaliação de Riscos (Ameaças e Oportunidades) – NBR ISO 31000 em todos os processos, Plano de Ação Dirigido e Análise de Contexto (SWOT)

A avaliação de riscos será realizada em todos os processos principais da empresa.Essa análise será realizada pelo departamento da qualidade, junto ao gestor da área que será avaliada. O trabalho será realizado, com o objetivo de mapear as fontes de riscos da empresa, suas consequências e impactos.Toda equipe já foi treinada, tanto na Matriz, como nas filiais, e o trabalho já está sendo realizado através de cronograma.

Educação continuada

 

Educação Continuada - Melhoria Contínua

Semanalmente são ministrados aos colaboradores Treinamentos/ Orientações/ Educação Continuada com temas de qualidade e meio ambiente, visando a melhoria dos processos/ serviços e foco no cliente

Semanalmente os colaboradores da Matriz e Filiais, estão recebendo treinamentos com temas diversos. Os treinamentos são ministrados no próprio local de trabalho ou em sala, fica à critério do responsável pelo treinamento junto ao gestor da área. Os temas foram divididos de acordo com os slides ao lado.

Campanha de Prevenção da Febre Amarela

 

Prevenção à febre amarela

Campanha informa colaboradores

Preocupada com o problema do aumento da febre amarela, a Brazul conscientiza seus colaboradores sobre medidas preventivas.

Vamos combater a Dengue

 

Vamos combater a Dengue

Campanha informa colaboradores

Preocupada com o problema do aumento dos mosquitos transmissores da Dengue na época das chuvas, a Brazul conscientiza seus colaboradores para entrar no combate aos possíveis focos de criação do mosquito transmissor.

Dia do Técnico em Segurança do Trabalho

 

Brazul parabeniza pelo Dia do Técnico em Segurança do Trabalho

Profissionais são responsáveis pelo bem-estar e segurança de todos os colaboradores

No dia 27 de novembro, foi comemorado o Dia do Técnico em Segurança do Trabalho. Para a Brazul, é um motivo de satisfação ter este tipo de profissional, preocupado com o bem-estar e a segurança dos colaboradores em suas atividades, tanto na área de operação quanto na administrativa.

A equipe de segurança do trabalho da empresa é composta dos técnicos Genivaldo Vieira da Costa (matriz), Daniel Ribeiro Diniz (Pátio Anchieta), Agostinho Santos (Caçapava), Elias Soares (Porto Real), Willian Tartaglia Moreira (Indaiatuba), Harleyson Dal Comuni (São José dos Pinhais) e Geovani Lima Moura (Camaçari).

Uma das principais ferramentas para a prevenção de acidentes de trabalho na empresa é o Diálogo Semanal de Segurança, voltado, sobretudo, aos colaboradores da operação. A atividade é realizada toda semana, com algum tema específico, com foco em rampas de carregamento, limite de velocidade e EPI (Equipamento de Proteção Individual), além de temas de saúde, como dengue, segurança no lar e primeiros socorros.

Filial se une para doação

18-12-2016-1
 

 

Filial se organizou para doar fraldas geriátricas para o asilo Cantinho de São Vicente

Os colaboradores de São José dos Campos fizeram uma campanha para doação de fraldas geriátricas para um asilo na cidade vizinha de Monteiro Lobato. A entrega foi realizada no dia 18 de dezembro, no Cantinho de São Vicente.

Festa de Final de Ano

 

Colaboradores encerram 2016 em clima de descontração

O ano de 2016 não passou em branco para os colaboradores da Brazul. A festa de confraternização da matriz foi realizada no dia 16 de dezembro, na área de carregamento da empresa. A organização do evento foi realizada pela diretoria e os departamentos de Qualidade, Tráfego, DRH, DFI, DAC e DFP, que dividiram as atividades em divulgações, cotações, compras de prêmios/cardápio, e contratações de entretenimento.

Como em todos os anos, as filiais organizaram suas próprias confraternizações. Confira!

22º Fórum anual de Qualidade

15-12-2016-1
 

 

22º Fórum discute resultados de 2016 e traça metas do próximo ano

Atividade reuniu gestores das filiais e alguns representantes da Qualidade das unidades mais próximas

O 22º Fórum da Qualidade foi realizado no dia 15 de dezembro, no Restaurante Florestal, e reuniu gestores das filiais e colaboradores do departamento de Qualidade das unidades mais próximas. O objetivo dessa edição foi analisar os resultados anuais (2016), verificar a evolução da eficácia do sistema de gestão e propor ações de melhorias (dados de saídas) a serem desenvolvidos e trabalhados no próximo ano.

Além das Políticas de Qualidade e Ambiental, foram apresentados os resultados e propostas de ações para todos os processos de cada departamento da empresa, como Seguros, Frota Própria, Tecnologia da Informação, Financeiro, Atendimento ao Cliente, PVN, Internacional, Contabilidade e Fiscal, Tráfego, Qualidade e Treinamento, Abastecimento, Operações Logísticas em algumas cidades, PAPCs e as não conformidades.

Na Ocasião, o Pátio Anchieta foi premiado com o TOP 4, premiação relacionada ao cumprimento de todas as metas de Segurança do Trabalho, que visam a redução do número de acidentes na empresa. Isso significa dizer que durante o ano de 2016, a filial não teve nenhum acidente de trabalho com afastamento, além de ter atendido a outros itens, como realização dos DSS (Diálogo Semanal de Segurança) e das integrações de segurança; redução no consumo de uniformes; entrega de documentação pertinente ao programa de segurança; além de ações que visam eliminar ou minimizar uma situação que possa provocar um acidente de trabalho.

Brazul promove cursos sobre opacímetro

10-12-2016-1
 

 

Aparelho para inspeção de veículos a diesel

A Brazul promoveu um curso sobre opacímetro junto aos colaboradores da operação. O opacímetro é um aparelho utilizado na medição do índice K (quantidade de fumaça emitida por metro) e da opacidade da fumaça expelida pelo escapamento dos veículos com motores a diesel.

A atividade teve duração de seis horas e a parte final do curso foi prática com o equipamento.

Time eficiente e participativo

30-11-2016-1
 

 

Time da Brazul se engaja no Novembro Azul

Depois do mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido pois o dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

Colaboradores participam do Movimento, na matriz e nas filiais foram distribuídos laços na cor azul para os colaboradores.

Novembro Azul

 

A história do Novembro Azul / Movember

Em 1999 na Austrália um grupo de jovens começou um movimento para a conscientização dos homens sobre a questão do câncer de próstata e da depressão. O nome Movember foi criado para o movimento por ser a junção das palavras November (novembro, em inglês) e Moustache ( bigode, em inglês). A ideia de marketing para o movimento, que adotou como logo um característico símbolo de masculinidade - um bigode preto estilizado -, era que os homens que apoiassem o Movember deixassem crescer seus bigodes ao longo do mês de novembro. Essa mudança de aparência poderia chamar a atenção e iniciar conversações sobre o assunto.

No Brasil

No nosso país, no começo do século 21 algumas organizações da sociedade civil e médicas inspiradas pelo movimento internacional começaram a criar o conceito de Novembro Azul, focado em estimular os homens a procurarem o exame preventivo para detecção do câncer de próstata. O nome Novembro Azul foi provavelmente escolhido como contraponto ao Outubro Rosa – mês dedicado à conscientização sobre prevenção e tratamento do câncer de mama.

Hoje, em 2016, o Novembro Azul está mais reconhecido pela população e podemos ver diferentes imagens temáticas na mídia e nas ruas: laço de fita azul na lapela, monumentos e prédios iluminados com luz azul, bigodes pretos ou azuis estilizados, gravatas azuis em formato de laço, gravatas azuis com bigodes pretos sobrepostos, entre outros. Acontece um sincretismo entre diversos símbolos azuis usados pelas diferentes organizações que apoiam o Novembro Azul brasileiro e o bigode preto característico do Movember internacional.

Outubro Rosa

30-10-2016-1
 

 

Colaboradores participam do Movimento que simboliza a luta contra o câncer de mama

Na matriz e nas filiais foram distribuídos laços cor-de-rosa para os colaboradores

Durante o mês de outubro, os colaboradores da matriz e das filiais (efetivos e terceiros) foram estimulados a utilizar laços cor-de-rosa, no Movimento Outubro Rosa, comemorado em todo o mundo e que simboliza a luta contra o câncer de mama.

Divulgada nos quadros de aviso, e-mails e durante os treinamentos, a Brazul realiza a ação há alguns anos, compondo o grupo de empresas a aderir ao Movimento, que teve início nos Estados Unidos, no final do século XX, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Um pouco de história

 

Colaborador da matriz, Pedro Siqueira, o Pedrinho, conta sua história

Confira essa história na próxima edição de Engrenagem!

Na próxima edição da Revista Engrenagem, o colaborador Pedro Roberto Oliveira Siqueira, há 25 anos na Brazul, contará um pouquinho da sua história junto a uma das maiores empresas de transporte de veículos 0km do Brasil. Não deixe de conferir!

Outubro Rosa

 

Mês Internacional de Conscientização e Prevenção ao Câncer de Mama

Previna-se, Cuide-se, Ame-se.

Procure se informar sobre esta doença que afeta tantas mulheres. O Ministério da Saúde através do INCA - Instituto Nacional do Câncer - publicou uma cartilha sobre o assunto para todas as pessoas que queiram se informar:

http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/material/cartilha-cancer-de-mama-vamos-falar-sobre-isso-2016-web.pdf

Dia das Secretárias

 

Parabéns, secretárias!

No dia 30 de setembro, a Brazul parabeniza a todas as secretárias da empresa, nos seus diversos setores. Sem dúvidas, vocês desempenham uma função muito importante em nossa empresa!

Expo Transportes

 

Brazul participa da 18º edição da Expo Transportes

Evento, que aconteceu em São Bernardo, reuniu empresas de transporte, cooperativas, montadoras e instituições financeiras

Entre os dias 22 e 24 de setembro, a Brazul participou, por mais um ano, da 18º edição da Expo Transportes, feira destinada a empresas do setor de transportes, além de cooperativas, montadoras e instituições financeiras (focadas no financiamento de caminhões). Com um stand bem equipado, os colaboradores dos departamentos de Seguros, Qualidade e Atendimento ao Cliente, trabalharam como expositores nos três dias de feira. O evento aconteceu no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo.

“Participamos para divulgar a nossa marca, trocar ideias inovadoras e manter parceria e bom relacionamento com as demais transportadoras participantes”, diz o diretor de assuntos corporativos, Alexandre Santos.

PVN de Camaçari: 6 anos

 

PVN de Camaçari comemora 6 anos de atividade

Com início em 2 de agosto de 2010, a operação é grande, complexa e atende, de forma eficiente, à montadora Ford

A filial Camaçari está em festa. No dia 2 de agosto, a unidade comemorou seis anos de PVN, o local de preparação dos veículos para entrega. A operação, que é grande, complexa e única, atende, sobretudo, os veículos da montadora Ford, grande parceira da Brazul na Bahia.

Nesses seis anos, foram vários desafios. O maior deles foi atender à demanda da montadora em meados de 2015, quando foi proposta a produção de 320 veículos por dia. Obviamente, a Brazul teria que fazer sua parte. A meta foi cumprida e a filial chegou à marca histórica de mil veículos liberados em um único dia. O resultado foi um cliente satisfeito e confiante.

Lei dos Faróis

 

Uso do farol baixo é obrigatório em rodovias

por Dra. Leila Oliveira

O uso do farol baixo aceso durante o dia em rodovias passou a ser obrigatório. A multa para quem for flagrado com as luzes apagadas é de R$ 85,13 quatro pontos na carteira de habilitação.

A lei que estabelece a medida foi sancionada pelo presidente interino Michel Temer no dia 24 de maio. A proposta teve início na Câmara dos Deputados e foi aprovada pelo Senado em abril. O objetivo da medida é aumentar a segurança nas estradas, reduzindo o número de acidentes frontais. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o uso de faróis durante o dia permite que o veículo seja visualizado a uma distância de três quilômetros por quem trafega em sentido contrário. O farol baixo não pode ser substituído por farol de milha ou farol de neblina.

Auditoria é a chave do sucesso!

 

Auditoria é a chave do sucesso!

por Sandra Klanfar

Falar de auditoria interna nas empresas é falar de algo fundamental: ela representa uma grande oportunidade de fortalecer o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e obter ações corretivas e preventivas para melhoria contínua de todo o sistema. Na Brazul, a auditoria está sendo realizada desde o dia 15 de agosto, com previsão de encerramento no dia 16 de setembro, em todas as unidades da empresa.

A auditoria é um processo de verificação independente, e contribui para que a organização possa atingir seus objetivos e deve ser planejada abrangendo cada elemento do SGQ e cada requisito da norma. O programa de auditoria é preparado levando em consideração os vários processos da organização e suas criticidades.

O envolvimento de todos no processo de auditoria é fundamental para o seu “sucesso“, não se busca encontrar e nem muito menos apontar culpados, apenas identificar os pontos falhos e possíveis de serem corrigidos.

Dia do Motorista

 

Bolo para comemorar Dia do Motorista

No dia 25 de julho, a matriz, o Pátio de Apoio e algumas filiais, cortaram bolo em homenagem aos motoristas

O Dia do Motorista, comemorado em 25 de julho, não passou em branco na Brazul. Na matriz, no Pátio de Apoio e em algumas filiais, foram cortados bolos em homenagem a eles, que são a principal mão de obra da empresa. Parabéns, motoristas!

Festa Junina

15-07-2016-1
 

 

Festa Junina na matriz

Evento, realizado no dia 15 de julho, teve muita diversão e comida típica

Os colaboradores da Brazul promoveram, no dia 15 de julho, uma grande festa junina na matriz, em São Bernardo. Além de quadrilha e música tradicionais, tinham barracas de comida típica e muita diversão.

 Vendere